top of page
Buscar

REUNIÃO CRVR e GRUPO INER em PORTO ALEGRE/RS


No dia 06 de maio de 2019, ocorreu na sede da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos em Porto Alegre, maior empresa no ramo de resíduos sólidos, reunião para dar continuidade as tratativas para vendas das usinas do Estado do RS. Segundo o Presidente do Grupo Iner Jomateleno dos Santos Teixeira a reunião foi um sucesso, e salienta: “o resultado foi excepcional, e devemos estar avançando nas tratativas após conclusão de um item da viabilidade econômica, que é sistema de Pirólise.


Leomyr de Castro Girondi - Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da CRVR ; Dr. Jomateleno do Santos Teixeira - Presidente do Grupo Iner e da Confederação do Elo Social; Antonio da Forzan - Vice Presidente do Consórcio Iner, Sidnei Mattevi - Secretário do Consórcio Iner e membro da ACDB; Arnaldo Rech-Presidente do SINDETAP RS; André Drews Economista e Marcos Pires - Financiamento ambos da Big Assessoria e Consultoria.

Pirólise – é um processo onde a matéria orgânica é decomposta após ser submetida a condições de altas temperaturas em ambiente desprovido de oxigênio. Este processo será usado para queima dos Resíduos Hospitalares (queima por reação química que não gera fumaça e não contamina o meio ambiente). É importante ressaltar: “a diferença entre a incineração e o aquecimento em ambiente sem oxigênio, que é o caso da pirólise. A queima direta dos resíduos em câmara de combustão produz poluentes, inclusive substância cancerígenos como dioxinas e furanos. Produz cinzas volantes, que são perigosas e têm alto custo de disposição. E os gases de combustão são altamente agressivos. No caso da pirólise, o processo transforma o lixo em um gás combustível limpo, similar ao gás natural, que pode substituir outros combustíveis sem qualquer risco ambiental ou à saúde pública. A tecnologia pode produzir também biochar a partir de biomassa, que pode ser usado inclusive na agricultura para o combate à desertificação e à perda de carga orgânica”, explica o Pneumologista Jonatas Reichert.


Todo este sistema de Pirolise será implantado no Programa Lixo Zero Social 10, por isso dá importância de todas as tratativas sobre custo, lucros.... serem discutidos em sua totalidade.


Esclarece Jomateleno: A reunião foi excelente, nos deparamos com uma das maiores empresas do Brasil no ramo, os Diretores acompanharam nossa explanação passo a passo, onde constataram as mesmas divisões do Estado do RS que apresentamos. Eles já realizaram um estudo sobre o Estado, onde foram identificadas as mesmas divisões regionais que nosso Programa. No RS serão 07 divisões regionais, que denominamos Seccionais. A CRVR tem interesse de ingressar em negócios do qual estamos apresentando, e estão aguardando, certamente, a escolha que iremos fazer de qual tecnologia de Pirólise que utilizaremos, para assim darmos sequência as reuniões. Não foi descartada a possibilidade de vendermos todas as usinas do RS. A CRVR detém 70% do mercado do RS, sendo uma empresa muito forte dentre as empresas que integram o grupo Solvi.


Podemos comprovar o compromisso do Grupo Solvi que tem em seu quadro mais de 16 mil colaboradores, atuando no Brasil, Peru, Argentina e Bolívia que formam a identidade do Grupo Solvi. “Temos o compromisso de trabalhar para a construção de um mundo melhor, compartilhando riquezas que são geradas em nossas operações e negócios e fazemos isso por meio de Unidades de Valorização Sustentável (UNSs). As mais de 50 empresas e a experiência adquirida em mais de 40 anos de atuação nos permite ser uma rede capaz de mudar o futuro das pessoas, praticando sustentabilidade com ética e integridade”.


Segundo Sidnei Mattevi “por tratar-se de um processo complexo onde não se pode errar, os Diretores do Grupo Iner optaram em fazer uma visita a um fabricante chinês nos próximos dias, para definir e aprovar o equipamento. Salienta o Presidente Jomateleno: “Fomos muito bem recebidos e estamos ranqueados no mercado como sendo uma empresa séria. A proposta por nós apresentada foi séria, sem inverdades. Esclarecemos que ainda não liberamos a viabilidade econômica porque ainda estamos inseguros com a tecnologia de Pirólise que vamos escolher, e isso com certeza foi um dos pontos mais positivos que nós tivemos durante a apresentação. A CRVR já está estudando a tecnologia de Pirólise a mais de quatro anos, e já viajaram o mundo inteiro em busca dessa tecnologia, sendo assim, conseguimos alinhar nossas conversas, visto o vasto conhecimento que também temos”. E acrescenta: "Estamos ainda em processo de tratativas de vendas, e certamente deveremos estar avançando nessa perspectiva após a conclusão do sistema de Pirólise".

O Estado do Rio Grande do Sul está de parabéns, pelo esforço dos Diretores do Grupo Iner e SINDETAP RS, que desde 2016 iniciaram essa parceria que se manteve ativa até hoje. Sendo atestada pela CRVR como sendo uma parceria com seriedade e profissionalismo, salienta Sidnei Mattevi.



TRI PÉ DA SUSTENTABILIDADE



econômico, social e ambiental




ecologicamente correto, socialmente integrado e economicamente viável










soluções integradas, tecnologias consagradas e diferenciadas




Por: Maria Ines Rodrigues Brum - Presidente da Federação do Elo Social RS e

Equipe Web RS

481 visualizações1 comentário
bottom of page